

Um pedagogo orienta e ensina pessoas de diversas idades. Ao contrário do que muitos pensam, quem cursou pedagogia não precisa trabalhar somente em escola, também pode desenvolver projetos em hospitais e grandes empresas. Se o seu foco for dar aulas e quiser construir carreira nisso, a melhor saída é estudar para passar em um concurso para professores. Nós, da Pedagogia Master, preparamos um guia te explicando como funcionam os concursos na área pedagógica e vamos dar dicas de rotina de estudo.
Como fazer carreira na pedagogia
Por ser um curso versátil e possuir, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Inep), uma alta taxa de empregabilidade (de 95%), todos os anos muitas pessoas ingressam e concluem o curso de pedagogia.
Portanto, para você fazer carreira, independente da área que você escolher para trabalhar, vai precisar estudar muito para se destacar! Faça cursos, especializações, participe de workshops, faça pós-graduação, leia, assista vídeos e documentários… Qualquer coisa que te ajude a adquirir mais conhecimento. Você deve se tornar um profissional único. Com isso, você não estará somente garantindo a chance de passar em um concurso, mas também arrumar emprego em outras áreas da pedagogia.
Concurso para professores
Geralmente, o concurso para professores no Brasil é voltado para o Ensino Fundamental, Educação Infantil e Ensino Médio.
O requisito mínimo para participar é diploma de graduação em licenciatura em pedagogia. Alguns concursos exigem complementos, que servem para ajudar o participante a ganhar pontos na classificação. São eles: cursos, especializações, tempo de serviço por meio de comprovação no cargo de professor, pós-graduação. Além disso, dependo no cargo que está concorrendo, pode precisar de mestrado.
Como é a prova do concurso para professores?
Essa informação estará no edital. As provas de concurso para professores costumam ter 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. Metade de conhecimentos específicos e metade de conhecimentos pedagógicos. Geralmente, passa quem acerta 80% das questões, porém depende do que o edital estará propondo. O número de questões pode variar e algumas provas podem conter questões discursivas.
O que estudar para concurso de professores?
Antes de começar a estudar, leia o edital. Lá você encontrará as matérias exigidas e deverá se guiar por isso. Além de conhecimentos gerais, as principais disciplinas cobradas em concurso para professores são: Legislação da Educação, Brinquedos Educativos no uso da Pedagogia, Didática, Filosofia, Ética e Sociologia.
Além disso, vale ressaltar que para você completar a prova precisa ter excelentes conhecimentos em concordância, regências nominais e verbais, ótima ortografia, vocabulário vasto e interpretação de texto.
Como estudar
- Estude provas dos anos anteriores: procure questões antigas, refaça e vá corrigindo. Responda as questões diariamente para “pegar prática” e vá cronometrando para ver se você conseguirá responder tudo no tempo disponível.
- Estude sobre o órgão competente para o qual você está se preparando: você se sentirá mais confiante fazendo isso, porque estará familiarizado com a elaboração das questões e o que é avaliado pela banca examinadora.
- Faça um cronograma de estudos: Vai ser a melhor forma de você se organizar e conseguir estudar toda a matéria que será cobrada na prova do concurso para professores.
- Foque no que você tem mais dificuldade: entre o que vai ser exigido, foque bastante naquilo que você não é tão bom. Essa disciplina deve aparecer mais vezes no seu cronograma, já que só com muito estudo e realização de exercícios você conseguirá passar.
- Reforce as matérias que você já sabe: excesso de confiança faz mal na hora de estudar para prova. Você acha que já sabe de tudo, mas e se na hora a resposta sumir da sua cabeça? É melhor se preparar 100% do que correr risco de não lembrar.
- Faça resumos: de acordo com pesquisas, uma das melhores formas de fixar um conteúdo é escrevendo; Portanto, quando estiver estudando uma disciplina, faça um resumo bem elaborado com tópicos e palavras-chave para te ajudar a lembrar.
Como montar um cronograma de estudos
A melhor forma de elaborar um cronograma é fazer um quadro-horário, assim você vai tornar seus estudos uma obrigação e evitará desperdiçar horas fazendo coisas que não são produtivas (como ficar nas redes sociais).
Para fazer, você precisa criar uma tabela com horários e ir preenchendo de acordo com suas obrigações. Por exemplo, você deve completar com as horas que você trabalha, que almoça, que janta, que vai para a academia… Ainda você terá um panorama geral do tempo que você tem livre. A partir desse ponto, consegue encaixar nos horários disponíveis disciplinas. Tente estudar, pelo menos, três horas por dia.
Pense, você estudando três horas por dia durante sete dias vai resultar em 21 horas semanais de foco total em um concurso. O quanto você terá aprendido, hein?
Muito importante dizer que você também precisa colocar nesse cronograma momentos de descanso e de lazer, já que só assim você manterá sua mente saudável e não desistirá de tudo por conta do estresse.
*Dica importante: Para ser mais produtivo, você pode usar uma técnica para potencializar o aprendizado. Estude durante 30 minutos intensamente e descanse por 10 minutos. Faça isso até completar sua meta diária. Estudos apontam que “sobrecarregar seu cérebro” não te ajuda a reter a matéria, então vá com calma.
Cursos preparatórios podem ser melhores amigos
Para quem tem rotina corrida, é realmente difícil encontrar disponibilidade para frequentar aulas em um horário fixo. A saída para isso é fazer cursos preparatórios online para concurso público pedagógico.
Conheça as vantagens de cursos de preparação para concursos
- Material especialmente preparada para você
- Professor disponível para esclarecer dúvidas
- Você recebe dicas e macetes para provas
- Incentivo para cumprir o cronograma de estudos
Mas não aposte todas as fichas no curso, você também precisará se dedicar e estudar muito para conseguir atingir seu objetivo de ser aprovado em um concurso público.
Pedagogia Master
Nós oferecemos cursos online preparatórios de concursos para professores, com uma metodologia eficiente e damos todo o suporte para esclarecimento de dúvidas. No curso, você irá ter acesso a vídeos, exercícios e demais materiais exclusivos que vão te ajudar a absorver melhor o conteúdo.
Fique ligado no blog e tenha acesso a avisos de todos os concursos para professores de 2019. E mais, conte com a gente para passar neles.
8 Comentários. Deixe novo
[…] Se você busca por uma carreira estável, deve estudar para passar em um concurso na área de pedagogia. Geralmente, é voltado para dar aulas para Ensino Fundamental. Prepare-se para a prova, saiba como estudar e aprenda a montar um cronograma com nosso guia para concurso de professores. […]
[…] dos assuntos mais cobrados em concursos públicos para professores é o conteúdo apresentado em Pedagogia da Autonomia, livro de Paulo Freire. Na obra, são […]
[…] das coisas que impede um profissional de prestar prova de concurso público para professores e fazer carreira na pedagogia é a falta de tempo para estudar. Com a rotina de trabalho corrida, […]
[…] O que é pedagogia? Guia completo sobre o curso Concurso para professores: dicas para fazer carreira na pedagogia […]
[…] você é formado em pedagogia, quer fazer carreira e precisa de uma ajudinha para passar em um concurso para professores, conheça a Pedagogia Master. É uma plataforma de cursos online, que tem como objetivo a […]
[…] As tendências pedagógicas são visões de mundo. Cada uma apresenta as concepções de homem, sociedade e escola de uma maneira, baseada em um contexto histórico. Ter o conhecimento sobre é importante para profissionais de pedagogia, porque isso fará com que eles identifiquem a concepção pedagógica da escola que lecionam, além de ser uma matéria obrigatória em concurso para professores. […]
[…] de um elo intermediário entre o ser humano e o ambiente. Este é um dos temas mais pedidos em concursos para professores, porque contribui para que os profissionais tenham uma visão integrada quanto aos conhecimentos. […]
[…] você está estudando para um concurso para professores e está buscando mais informações sobre Henri Wallon e a educação, chegou ao lugar certo. Os […]