Existem dois processos na educação infantil que introduzem a criança a escrita. Alfabetização e Letramento, além de serem importantes em uma rotina escolar, são muito cobrados em provas de concursos para professores. Portanto, se você quiser conquistar uma boa nota e fazer carreira na pedagogia, precisa entender os conceitos e maneiras de aplicar no dia a dia.
Quais são as principais diferenças entre Alfabetização e Letramento?
A alfabetização tem a ver com o processo que capacita uma criança a ler e escrever, enquanto o letramento desenvolve o domínio da leitura e da escrita em diferentes contextos. O que quer dizer, basicamente, é que uma pessoa alfabetizada sabe ler e escrever, já a letrada sabe usar a leitura e escrita de acordo com as demandas, interpretando textos, organizando discursos e refletindo sobre diversas situações.
Como é o processo de alfabetização?
O grande objetivo da alfabetização é capacitar o indivíduo a codificar e decodificar uma língua, assim como entender as características da tecnologia da escrita (letras, números, acentuação, símbolos) e a forma como se estrutura.
O processo de alfabetização envolve explicar como as palavras e sentenças são formadas, como é estruturado um parágrafo e toda a didática da escrita.
Como é o processo de letramento?
O letramento ocorre quando o indivíduo já está familiarizado com a leitura e escrita e está preparado para desenvolver o uso no dia a dia. É ensinado neste conceito como a língua escrita é usada no diariamente nas situações enfrentadas. Sendo assim, capacita a ler jornais, livros, seguir receitas, criar discursos, interpretar textos, compreender diálogos, etc.
No processo de letramento, há estímulo por parte do educador para que entendam um texto. Ou seja, para e por quem foi produzido, os motivos, objetivos, como é feita a leitura.
Alfabetização e letramento – qual é o mais importante?
Como você pode perceber, uma pessoa alfabetizada não necessariamente é letrada. Quem não conhece uma pessoa que sabe ler e escrever, mas possui extrema dificuldade com interpretação? Ou que não compreende contextos sociais, científicos e históricos por trás de um texto? Portanto, não há dúvidas que alfabetizar e letrar são igualmente importantes.
Alfabetização e letramento na sala de aula
Para promover Alfabetização e Letramento aos alunos é preciso ter mente aberta para diversidades de aprendizagem e sempre buscar outros métodos para passar conhecimento. Copiar da lousa para o caderno e fazer uma breve explicação não é o ideal. É preciso promover roda de leitura e conversar para os pais que incentivem em casa. Essa prática ajuda a associar sílabas, letras e enfatizar sons.
A abordagem, entretanto, pode não dar certo com todos, visto que cada qual tem um ritmo. Sendo assim, é preciso identificar na sala de aula o nível de alfabetização e letramento e elaborar estratégias para melhora individual, levando em consideração a vivência e o contexto de vida. Podem ser usados métodos visuais, como figuras e desenhos ou outros mais táteis, como blocos de encaixar.
Curso online para diversificar a forma de ensino
Profissionais da educação precisam se manter constantemente atualizados. Com uma rotina corrida em sala de aula, é difícil recorrer a aulas presenciais. Os cursos online são uma boa estratégia, pois garantem aprendizado confortável, na hora e velocidade que quiser. Além disso, para quem está estudando para passar em um concurso, ter uma ajudinha extra pode ser um diferencial.
Seja qual for o cenário, conte com a Pedagogia Master. Somos uma plataforma de cursos online que auxilia na preparação do profissional para passar nas provas com tranquilidade e muito mais segurança. Os conteúdos abordados são multidisciplinares e oferecemos dicas de pedagogia para concurseiros, além de materiais complementares (incluindo apostilas) e fórum de discussões. Aprenda de maneira confortável, rápida e pagando o melhor preço do mercado.
Veja agora todos os cursos disponíveis e matricule-se.