Como alinhar aprendizagem por projetos às propostas da Base Nacional Comum Curricular?
Aprendizagem baseada em projetos é uma maneira de trabalhar o conhecimento para compreensão da realidade. No trabalho com projetos o aluno aprende a interpretar, analisar e investigar de acordo os objetivos de aprendizagem. Além disso, envolve o aluno em experiências práticas de aprendizagem de forma colaborativa. Diferente de aprender, somente conteúdos, como no ensino tradicional.
Aprendizagem por projetos, ou também conhecida como Aprendizagem baseada em problemas (PBL-Project Based Learning, sigla oriunda do inglês) apresentam algumas características semelhantes. São abordagens de ensino que utiliza a resolução de problemas como ferramenta de aprendizado. Nesse processo os alunos tornam-se mais independentes e o professor atua como um orientador durante a elaboração e planejamento de um projeto.
O mundo exige cada vez mais autonomia por parte dos jovens. Nesse sentido, trabalhar com projeto em sala de aula é uma ótima alternativa, pois propicia o desenvolvimento de habilidades e um aprendizado significativo, que agrega diferentes saberes.
Aprendizagem por projetos no século XXI
O mundo moderno está mais dinâmico e apresenta uma evolução rápida, às vezes um pouco difícil de acompanhar. A cada dia surgem novas tecnologias e formas de trabalho. Como consequência, aumentam as oportunidades para profissionais que saibam tomar decisões e trabalhar em equipe. Para este fim, trabalhar com projetos é uma possibilidade de potencializar o pensamento crítico e a percepção de diferentes maneiras de realizar uma atividade, competências necessárias para o século XXI.
Aprendizagem por projetos e BNCC
Como alinhar a aprendizagem por projetos às propostas da Base Nacional Comum Curricular?
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define quais competências devem ser trabalhadas ao longo de todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Sobretudo, a proposta da BNCC é assegurar os direitos de aprendizagem de todos os alunos. Para isso, é importante a escola promover espaços de formação pedagógica que favoreça o estudo de novas práticas educativas que atendam as demandas da Educação contemporânea.
A BNCC não indica abordagens ou metodologias a serem seguidas pelo professor. No entanto, aponta que o processo de aprendizagem deve assegurar o desenvolvimento de dez competências gerais para educação básica. Além disso, a BNCC e o currículo escolar, tem papel fundamental na escola. É partir dele que se garantem os direitos de aprendizagem, mediante um conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. Como resultado dessas decisões, que envolve toda a comunidade escolar, a Base refere-se, por exemplo, entre outras ações como trabalhar os conteúdos:
Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.
Diante dessas premissas, podemos articular os projetos em sala de aula as propostas da Base que enfatiza o trabalho interdisciplinar.
É importante lembrar que a prática docente deve estar alinhada às necessidades dos alunos. Deve oferecer apoio e estar conectada com as novas abordagens sociais que ajudem a preparar o aluno para o que ele irá viver de fato. Portanto, estar atualizado com novas práticas é fundamental para uma aprendizagem eficaz.
O que é a Aprendizagem por projetos?
De modo geral, podemos dizer que aprendizagem baseada em projetos é uma maneira de trabalhar o conhecimento para a compreensão da realidade, e que utiliza a resolução de problemas como ferramenta de aprendizado. Ao invés de apenas ler livros com o conteúdo proposto pelo professor, o aluno realiza ações organizadas que irão proporcionar o contato direto com o tema abordado. Ao mesmo tempo, aprende habilidades importantes para a vida, como a liderança, criatividade, comunicação e visão crítica.
Características
Tendo em vista esses aspectos, a aprendizagem por projetos propõe a participação ativa dos alunos nas atividades. Dessa maneira, aluno é visto como protagonista de sua aprendizagem. Ademais, os alunos têm autonomia para definirem com o professor o tema a ser trabalhado. Junto a isso, ficam mais interessados e engajados com os estudos e a colaborar com a realização dos projetos. Afinal, participar ativamente das aulas é algo que promove interação, principalmente com a turma de classe.
A propósito, o papel do professor é fundamental nesse processo. Ele atua como mediador de aprendizagem durante a realização dos projetos. Em outras palavras, ele é um facilitador de novas experiências, que induz os alunos a construção de novos conhecimentos. Outra característica do trabalho com projetos em sala de aula, é integrar os conteúdos curriculares relacionados aos temas transversais contemporâneos. Estes temas devem estar articulados com o currículo e o projeto pedagógico da escola.
Contribuições
A organização do trabalho pedagógico por projetos promove o pensamento crítico sobre fatos e acontecimentos, como também a ideia de responsabilidade escolar. O aluno aprende a filtrar as informações e a tomar decisões frente aos desafios do mundo contemporâneo. Além de contribuir para a socialização dos alunos, melhora a interação com toda a comunidade escolar. Também permite que cada aluno seja valorizado e reconhecido pelos seus avanços de aprendizagem. No entanto, tão importante quanto, valorizar é saber identificar quais são os seus pontos a melhorar.
Por fim, a proposta de trabalho por projetos é integrar diferentes conhecimentos e proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa. Tudo começa com um problema ou questão desafiadora.
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Fonte
HERNADEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Projetos de trabalho. Porta Alegre: ArtMed, 1998.
SILVA, D. O.; CASTRO, J. B.; SALES, G. L. Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais.# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas, v. 7, n. 1, p. 1-19, 2018.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
https://blog.unis.edu.br/metodologias-ativas-conheca-a-aprendizagem-baseada-em-projetos