Neste post vamos tratar sobre avaliação da aprendizagem escolar. Aliás, um tema muito discutido e pesquisado na área da Educação, mas não somente, em concursos para professores certamente ele estará no edital. Assim, para ajudar você em seus estudos, descrevemos alguns conceitos e reflexões de autores que tratam sobre o tema.
Para o professor
Para começar, a avaliação da aprendizagem é uma responsabilidade que o professor tem em sua atuação pedagógica. Este processo de avaliação é constante e acompanha o aluno durante todas as etapas de ensino.
Ao mesmo tempo, o processo de avaliação da aprendizagem na escola também busca compreender melhor a metodologia de ensino e aprendizagem, destacando o que foi apreendido durante todas as fases de desenvolvimento escolar.
Uma avaliação pedagógica requer examinar, de acordo com as finalidades propostas pelo professor, o progresso do aluno, assim como os possíveis obstáculos que o estudante possa vir a ter.
A avaliação representa uma didática fundamental e constante na atividade do docente. Dessa forma, acompanha todo o processo de ensino e aprendizagem do estudante. Para isso, requer reflexão sobre como direcionar a avaliação, qual objetivo de avaliar e quais as funções da avaliação.
No entanto, este trabalho não é tão simples, por muito tempo, a avaliação de aprendizagem foi usada como instrumento para classificar, contribuindo para evasão escolar. Atualmente, a avaliação da aprendizagem é vista como uma importante ferramenta de orientação da aprendizagem para o professor. Isso quer dizer, a avaliação no contexto escolar destaca-se como um conjunto de conhecimentos imprescindíveis ao cotidiano docente, na medida em que se constitui como prática reflexiva do processo ensino e aprendizagem
Por outro lado, o processo de avaliação também confere uma análise constante, ou seja, avaliar é muito mais que aplicar questionários e dar notas. Assim, deve-se utilizar processos de avaliação diversificados, tendo vista a melhoria da qualidade do desempenho do estudante.
Mas afinal, o que é avaliar?
No âmbito da Pedagogia, podemos dizer que avaliar é tanto um acompanhamento da aprendizagem, quanto um instrumento de diagnóstico em relação aos objetivos de aprendizagem. Daí a importância de se conhecer as formas de avaliação.
Assim, existem duas formas de avaliação, a processual e a pontual.
A avaliação processual confere uma análise constante, ou seja, essa maneira de avaliar vai para além de questionários de uma prova bimestral, por exemplo. Ela identifica o desenvolvimento do aluno, ou seja, se ele está conseguindo processar o percurso metodológico usado, através de comentários.
Já avaliação pontual, consiste em uma análise do resultado, atribuindo uma característica mais afastada, que pode ou não ser ajustada com a avaliação final. Esta análise pode ser considerada uma avaliação constante.
Saviani (2017, p.302) pontua que a avaliação de acordo com Luckesi nada mais é que uma apreciação qualitativa sobre dados importantes do processo de ensino e aprendizagem que ajuda o professor a tomar medidas voltadas ao seu trabalho.
Avaliação e suas concepções
Além disso, a avaliação segue algumas concepções importantes como a integralidade, funcionalidade, orientação e sistematicidade.
A integralidade caracteriza-se como um processo em que a avaliação tenha uma visão na totalidade, considerando todos os estudantes.
Já a funcionalidade associa a avaliação aos propósitos educacionais.
Quanto a orientação, visa conduzir a prática pedagógica, não possuindo uma característica eliminatória.
Por fim, a sistematicidade compõe uma avaliação bem organizada, tendo como resultado, o excelente trabalho educativo.
De acordo com Libâneo, a avaliação possui principais características tais como:
- Representa tanto a unidade como os objetivos, conteúdos e os métodos;
- Proporciona uma revisão quanto a metodologia de ensino;
- Permite ampliar competências e aptidões;
- Inclina-se para a atividade dos alunos;
- Tem objetividade;
- Auxilia na compreensão do educador;
- Pondera valores e perspectivas do professor em relação aos alunos.
Ainda, o autor pontua que as tarefas da avaliação vêm por meio da verificação, qualificação e apreciação qualitativa. No entanto, deve-se ter bastante atenção quanto ao conceito que a avaliação traz. Portanto, serão pontuadas o que cada uma se refere.
A verificação arrecada dados através de provas, tarefas, exercícios entre outros meios.
A qualificação verifica e confirma os resultados alcançados obtidos e dependendo do caso, garantia de nota.
A apreciação qualitativa refere aos critérios de desempenho, constituindo-se como uma avaliação.
Quais são as principais funções da avaliação
A avaliação é dividida em três funções, tais como:
Função diagnóstica: É feita logo no início do processo, com a função de dirigir a atividade do professor. Nesta etapa, é edificado os conhecimentos antecipados, dos estudantes. Para assim, o educador ter subsídios para colocar em prática o seu método.
Função formativa ou processual: esta prática e feita durante o processo com o intuito de acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Para o professor e para os estudantes, este método fornece informações pertinentes para interferir em possíveis falhas, através de feedbacks, com a função de motivar o aluno a continuar a sua atividade.
Função somativa ou classificatória: este processo é feito logo no final do ano ou curso, onde busca categorizar os estudantes quanto ao seu estágio de desenvolvimento. Por esse método é possível também registrar todas as atividades realizadas.
Para Santos (2011, p. 106) o processo de avaliação tem início quando são apontados os conhecimentos que o aluno traz. Assim, a partir daí, pode ser traçados as metas e os objetivos para inserir na metodologia.
Desta forma, a avaliação diagnóstica é atribuída como um dos principais pré-requisitos. Já a avaliação formativa constitui como um processo em que no qual é possível evidenciar dificuldades e deficiências.
A avaliação somativa ajusta os alunos no término do curso de acordo com a capacidade que cada um tem de aproveitamentos das atividades fornecidas, ou seja, é a classificação final, com função classificatória.
De acordo Tavares (2011, p. 108) pontua que a avaliação não fornece resultados absolutos, mas sim as informações sobre o que e como o estudante aprendeu. O autor ainda destaca que a avaliação deve diagnosticar o processo de aprendizagem, não somente a capacidade do aluno.
Avaliação na visão dos principais autores
Apontamos aqui a visão de alguns dos principais autores sobre avaliação da aprendizagem:
Na visão de Luckesi,
o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica. Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva. Sendo inclusiva é, antes de tudo, um ato democrático.
Na leitura de Libâneo,
A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnostico e de controle em relação as quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar. (LIBÂNEO, 1994, p. 195).
Segundo Hoffmann,
O processo avaliativo não deve estar centrado no entendimento imediato pelo aluno das noções em estudo, ou no entendimento de todos em tempos equivalentes. Essencialmente, por que não há paradas ou retrocessos nos caminhos da aprendizagem. Todos os aprendizes estão sempre evoluindo, mas em diferentes ritmos e por caminhos singulares e únicos. O olhar do professor precisará abranger a diversidade de traçados, provocando-os a progredir sempre (HOFFMANN, 2001, p. 47).
Enfim, pretendemos aqui mostrar um pouco sobre a abordagem dos respectivos autores sobre avaliação. Por certo que, o assunto tratado não se esgota aqui, muitos outros autores e pesquisadores tratam sobre o tema. Por falar em autores, se você quer conhecer e estudar sobre nomes importantes na área da educação, leia o resumo para concurso dos teóricos da educação.
O que diz a LDB sobre avaliação?
Conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE/96), é a mais importante na área da educação. Ela organiza e estrutura a educação nacional. Saber tudo sobre o conteúdo é importante para garantir sucesso na sua carreira. No que diz respeito a avaliação, a LDBE/96, propõe a avaliação contínua, permanente e cumulativa, de acordo com o que prevê art. 24:
Art. 24. (…) V – a verificação do rendimento escolar observará os seguintes
critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com
prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos
resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;(…)
Assim, ressaltamos que o professor deve pensar a avaliação da aprendizagem para além das provas, utilizar diferentes formas de avaliar e registrar a trajetória do estudante apontando os avanços ou que precisa melhorar.
Em suma, após esse resumo, você que pretende ser um professor, não pode perder a oportunidade de estar sempre investindo em conhecimento, por isso, aproveite o que a metodologia EaD proporciona e faça já o seu curso. Conheça os cursos do Portal Educacional Pedagogia Master. Lembre-se que, conhecimento nunca é demais.
Referências
CAVALCANTI NETO, Ana Lúcia Gomes; AQUINO, Josefa de Lima Fernandes. A avaliação da aprendizagem como um ato amoroso: o que o professor pratica?. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 25, n. 2, p. 223-240, Aug. 2009 <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102>. Acesso em 11 Jun 2020.
LIBÂNEO, José Carlos; et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2017
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação aprendizagem escolar: estudos e proposições 19 ed. São Paulo, Cortez, 2008.
SANTOS, Robson Alves. Avaliação: instrumento de desenvolvimento pedagógico. IN: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 9, p. 100-109, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/378644/1/caderno-formacao-pedagogia_9.pdf. Acesso em: 05 jun 2020.
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463/9500/> Acesso: 12 Jun 2020.