O projeto de pesquisa é um dos maiores entraves para os alunos do ensino superior concluir seu curso. Então, compreender o que significa este processo de construção do conhecimento pode ajudá-lo a despertar uma postura investigativa, fator importante para toda ação pedagógica do professor. Neste post mostraremos alguns aspectos importantes que devemos conhecer antes de iniciar o seu projeto de pesquisa e qual a sua relevância na vida acadêmica.
Onde tudo começa?
É no curso de graduação que iniciamos o estudo para uma área na qual nos identificamos, aprendemos coisas novas, trocamos experiências e ampliamos nossa visão de mundo.
A educação superior tem tríplice finalidade: profissionalizar, iniciar à prática científica e formar a consciência político social do estudante. A formação profissional abrange o ensino e aprendizagem de habilidades e competências técnicas; a formação do cientista se dá com a disponibilização dos métodos e conteúdos das diversas áreas do conhecimento e a formação do cidadão, pelo estímulo da tomada de consciência, por parte do estudante, no sentido de sua trajetória histórica, pessoal e social. Para dar conta desse compromisso a universidade desenvolve atividades específicas como a pesquisa científica.
O processo de pesquisa é enriquecedor, ainda que seja trabalhoso, requer uma série de etapas até a redação do texto final.
No âmbito universitário, dada a natureza específica de seu processo, a educação superior precisa ter na pesquisa o ponto básico de apoio e de sustentação de suas tarefas. Dessa maneira, a universidade é o lugar de produção do conhecimento. Assim como a atividade de ensinar e aprender esta intimamente vinculada a esse processo de construção de conhecimento, o que significa conhecer/pesquisar.
Mas, o que é um projeto de pesquisa científica?
Em suma, podemos dizer que o projeto é o planejamento da sua pesquisa, é nesse momento que elaboramos uma prévia de todas as atividades necessárias para execução da pesquisa científica. Seja através de uma dissertação ou tese.
Nada se faz por acaso,
A escolha da metodologia, coleta de dados, análise, interpretação…, tudo é previsto no projeto de pesquisa.
Os caminhos a serem percorridos,
Antes de tudo, é um momento de estudar e ler. De acordo Paulo Freire, se estudar, para nós, não fosse quase sempre um fardo, se ler não fosse uma obrigação amarga a cumprir, se, pelo contrário, estudar e ler fossem fontes de alegria e de prazer, de que resulta também o indispensável conhecimento com que nos movemos melhor no mundo, teríamos índices melhor reveladores da qualidade de nossa educação. Portanto, a leitura é indispensável para a pesquisa, e não somente uma leitura mecânica, mas crítica e reflexiva.
Pesquiso para constatar, contatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. Paulo Freire
Todo processo de elaboração do projeto de pesquisa inicia-se pelo problema, no qual se busca uma solução. E nessa etapa que pesquisamos e estudamos para ampliar nosso conhecimento sobre o tema do projeto de pesquisa.
Para redigir um projeto de pesquisa precisamos ter conhecimento sobre o assunto, o que significa o início da construção da base teórica. Uma boa dica são os sites de pesquisa acadêmica. Apresentamos aqui quatro deles:
-
http://catalogodeteses.capes.gov.br/ Pesquisa de catalogo-teses
-
http://www.periodicos.capes.gov.br– apresenta periódicos completos, base de dados referencial com resumos, teses e dissertações.
-
http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt– Scientific Electronic Library Online, publica textos completos de revistas brasileiras na web.
-
https://scholar.google.com.br/schhp – Google Acadêmico (Scholar), livros, periódicos, anais de eventos e outras produções acadêmicas.
Finalmente, prepare-se para iniciar a escrita do seu projeto de pesquisa. Aliás, escrever é um desafio, mas pode ser superado.
Existem vários sites que ajudam com materiais, apostilas e vídeos aulas. Um exemplo é do Prof.Dr. Valtencir Zucolotto da IFSC- USP que criou um site de cursos em Escrita Científica. Vale a pena conferir.
Enfim, leia, pesquise e escreva tudo que achar importante. Na elaboração do seu projeto de pesquisa faça anotações, com isso suas ideias estarão bem organizadas para redação do texto.
A Iniciação Científica é o primeiro passo na carreira de um cientista, um professor ou um pesquisador.
Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.
Gandhi
Então, gostou? Quer seguir esta jornada?
Se gostar, deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas que ainda não sabem por onde começar.
Fontes:
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av. São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, agosto de 2001
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2011.