

Conheça os fundamentos pedagógicos da BNCC. Neste post, destacamos as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular. (BNCC).
Base Nacional Comum Curricular e Fundamentos Pedagógicos
Para começar, apresentamos o que é, de forma breve, a BNCC.
A BNCC , é um documento de caráter normativo que apresenta as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Logo, os fundamentos da BNCC se referem à base de sustentação das propostas da BNCC. Em outras palavras, um conjunto de regras ou leis que regulam a Educação Nacional.
E quais são as leis que embasam a BNCC?
Com o fim de garantir os direitos de aprendizagem a BNCC segue as determinações contidas nas seguintes legislações.
Constituição Federal de 1988:
A CF/1988 reconhece a educação como direito fundamental. O Artigo 210, estabelece a necessidade de que sejam “fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BRASIL, 1988).
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) assegura os direitos de aprendizagem ; no Inciso IV de seu Artigo 9º, afirma que cabe à União estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum (BRASIL, 1996); orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).
Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2020) que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional nos próximos dez anos.
E o conceito pedagógico?
Em princípio, o conceito pedagógico está relacionado ao processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Ou seja, um conjunto de saberes que orientam o planejamento educativo. Desse modo, destaca-se o desenvolvimento de competências.
Mas, o que significa desenvolver competências?
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Com este conceito a BNCC reconhece a importância de desenvolver valores e ações que contribuam para uma sociedade mais justa, igualitária, humana e consciente do valor da preservação da natureza. Saliente-se, que as competências não são componentes curriculares. Mas, aprendizagem de outras aptidões articuladas as áreas de conhecimento.
Atualmente, a BNCC é considerada referência nacional para a formulação dos currículos das escolas e de suas propostas pedagógicas.
Afim de facilitar o entendimento, assista ao vídeo e conheça a BNCC.
Além disso, o documento contribui para o alinhamento de outras políticas, como à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.
Certamente há muito mais a saber.
Entretanto, nosso objetivo neste post é apresentar em linhas gerais os fundamentos pedagógicos da BNCC.
Então, agora que já contextualizamos nosso tema, o próximo passo é conhecer as competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da educação básica.
10 Competências Gerais da Educação Básica (fundamentos pedagógicos da BNCC)
10 Competências Gerais da Educação Básica
-
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
-
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
-
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
-
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital
-
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
-
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais
-
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis
-
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional
-
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
-
Agir pessoal e coletivamente com autonomia.
Fonte: BNCC
Se você gostou, não deixe de ler mais sobre o que diz a base quanto a educação infantil. Curta, compartilhe e garanta que esses conteúdos continuem chegando a outras pessoas.
Equipe Pedagogia Master