Se você está estudando para um concurso para professores e está buscando mais informações sobre Henri Wallon e a educação, chegou ao lugar certo. Os conceitos desenvolvidos por ele ajudam a explicar o desenvolvimento humano, levando em conta, principalmente, relações afetivas e emocionais do ser humano desde que é um bebê.
Aprenda agora tudo sobre Henri Wallon e educação e esteja pronto para passar na prova com a ajuda desse resumo sobre o tema.
Quem foi Henri Wallon?
Henri Paul Hyacinthe Wallon foi filósofo, médico, psicólogo e político francês. Nasceu em 1879, em Paris e dedicou sua vida a pesquisa e observação da criança em ambiente escolar. Ele propôs o estudo do ser humano inteiro. Ou seja, não só na parte cognitiva, como também em questão da afetividade e motricidade. Para Wallon, por mais que a cognição seja importante, não é tanto quanto a afeição e desenvolvimento motor.
O que Wallon fez em seus estudos:
√ Entendeu que a infância é o período da vida que as crianças desenvolvem suas personalidades;
√ Observou a diferença de cada ser humano e relacionou a fase de desenvolvimento em que se enquadrava;
√ Buscou entender a origem biológica de como se dá o desenvolvimento;
√ Colocou características biológicas e orgânicas como sociais;
√ Reconheceu que sentimentos e emoções influenciam no desenvolvimento;
√ Levou em conta as teorias de Freud e Piaget.
Para aprender mais sobre Henri Wallon e a educação, você precisa entender sobre as propostas do teórico. São elas:
Afetividade
Para Wallon, desejos, vontades, satisfações e insatisfações, as transformações biológicas têm profunda relação com a personalidade de uma criança.
Emoções
Só através das emoções as pessoas podem se comunicar consigo mesmas e com o meio em que vivem.
Movimento
Ao expressar sentimentos e emoções, as crianças se movem. Isso acaba sendo um instrumento de aprendizado, já que há socialização e comunicação com outras pessoas.
Formação do ‘eu’
As crianças só podem descobrir ou reconhecer o “eu” dependendo da relação que têm com outras pessoas. Ou seja, isso as fará conhecer dependências, negações, manipulações, etc.
Henri Wallon e a educação: quais são as contribuições teóricas?
Henri Wallon estudou o desenvolvimento da criança e os contextos educativos escolares, visto que o ambiente escolar tem características próprias. Une pessoas em torno de um objetivo comum: a instrução.
O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais. Sendo assim, de acordo com as teorias, o processo de desenvolvimento decorre de esforços da criança para superar conflitos e crises decorrentes, tanto de sua origem em diferentes fontes de conhecimento, como de suas condições pessoais e sociais.
Wallon acredita que durante o processo de crescimento, as pessoas precisam de momentos de crises para adquirir conhecimentos e que isso só acontece através de uma leitura de mundo. Ele acredita que escolas devem criar situações educativas para direcionar as crise.
De acordo com Henri Wallon, a dinâmica do desenvolvimento é complexa, não é estática e homogênea. Transforma-se junto com a criança conforme fatores orgânicos e sociais e ritmo de desenvolvimento.
» Os fatores orgânicos são os responsáveis pela sequência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento e podem ter efeitos transformados pelas circunstâncias sociais ou pelo sujeito. A duração é relativa.
» O ritmo de desenvolvimento é marcado por rupturas e reviravoltas. Por isso, a passagem de um estágio para outro não é simples. O que torna o desenvolvimento infantil repleto de conflitos.
Conheça os estágios propostos por Henri Wallon
Impulsivo-emocional
Henri Wallon acredita que na fase Impulsivo-emocional, que corresponde ao primeiro ano de vida, há a predominância da afetividade e sentimentos. Para ele, faz mediação da relação da criança com o mundo.
Sensório-motor e projetivo
A fase sensório-motor e projetivo vai até os 3 anos. Nessa idade, a coordenação motora permite que a criança desenvolva sua autonomia, explore os espaços e manipule objetos. Esses pequenos movimentos podem ajudar com a projeção de pensamentos.
Henri Wallon e a educação: personalismo
A fase do personalismo vai dos 3 aos 6 anos e é quando a criança se percebe como parte do mundo. Portanto, é quando reconhece seu corpo, começa a demonstrar seus interesses e se associar com pessoas.
Estágio Categorial
Na Categorial, que corresponde a partir dos 6 anos, os processos intelectuais são vistos como guia de interesse da criança para o conhecimento e o domínio do que se passa no mundo.
Predominância funcional
Na Predominância Funcional, a criança, por meio das interações sociais, demonstra seus interesses pelas pessoas. Segundo Henri Wallon, há crises existenciais, mudanças no corpo dadas por causa do crescimento e transformações hormonais e novas relações sociais. Corresponde a adolescência.
⇒ Cada estágio elaborado por Henri Wallon para a educação carrega consigo um pouco do estágio anterior.
A importância de Henri Wallon e a educação para professores
Em uma escola, os professores não devem se limitar apenas a transmitir conhecimento. Também é preciso ensinar a pensar criticamente. Sendo assim, devem estudar as teorias de Henri Wallon, porque abrangem questões cognitivas, motoras e afetivas.
Ao adquirir este tipo de conhecimento, podem identificar os conflitos se manifestando em uma criança e ajuda-las a superar. Além disso, também podem mediar a cultura e o aluno. Fator esse que, segundo Wallon, é fundamental para a educação formal.
Ao estudar Henri Wallon e a educação, o profissional de pedagogia também não descartará as individualidades, sentimentos e necessidades dos alunos, além de perceber a importância de sua participação na questão ética e moral, já que as crianças são afetadas por eles. Nesta fase da vida, as crianças buscam referências e imitam condutas de adultos com que convivem.
O professor deve incentivar a autonomia, propondo situações que despertem curiosidade, já que essa é uma excelente forma de exercitar o pensamento crítico, adquirir conhecimento, trabalhar a memória e imaginação. Também deve estar sempre disposto a ouvir o que a criança tem a dizer e fazer de tudo para estabelecer vínculos afetivo. Esses pequenos gestos fortalecem a autoestima e aumentam a comunicação.
Conclusão sobre Henri Wallon e a educação
Um professor que estuda as teorias de Henri Wallon está mais habilitados para educar crianças para que respeitem suas próprias características e também as peculiaridades dos outros.
Aprenda mais sobre Henri Wallon e a educação
Se você ainda está com dúvida sobre o que diz Henri Wallon e quer pegar mais firme para garantir que vai passar no concurso público, aprofunde seus estudos com as leituras: “Teoria do Desenvolvimento” e “Relação da Afetividade com a Inteligência”. Ou, se preferir, ainda pode fazer um curso online para se preparar.
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