O projeto político pedagógico (PPP) é um instrumento de planejamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas em uma instituição de ensino. Através do documento formal e acessível, é possível elaborar um trabalho em conjunto com objetivos estabelecidos, de acordo com a qualificação de cada profissional, para melhor aproveitamento do ano letivo. É através do PPP que a escola determina como os conteúdos serão ensinados. Para isso, são levados em consideração aspectos como cultura, economia e realidade social do local. Dessa maneira, atenderá a demanda de aprendizado dos alunos.
O projeto político pedagógico é obrigatório?
A Lei de Diretrizes e Bases, criada em 1996, determinou a obrigatoriedade dos projetos políticos pedagógicos nas instituições de ensino. A ideia de um lei que estabelecesse uma gestão democrática que permitisse que todos os integrantes da comunidade escolar contribuíssem com o processo educacional vinha sendo discutida desde 1988.
Conforme os artigos 12, 13 e 14, a escola pode elaborar a PPP da maneira que quiser, desde que tenha a participação dos professores. Em geral, todas seguem as normas gerais da educação e adaptam de acordo com as necessidades específicas, que varia de acordo com cultura e região. O diretor deve garantir que todos que queiram contribuir tenham voz.
O que é preciso fazer para elaborar o PPP?
Para que o projeto político pedagógico seja elaborado de maneira assertiva, é preciso, primeiramente, conhecer a realidade da instituição. O que isso significa? Ter vasto conhecimento sobre estatísticas, informações e dados envolvendo a escola, para que possa ser feito um diagnóstico.
Todo o material deve ser apresentado à comunidade escolar para um debate, onde todos poderão sugerir metas e soluções. Cada profissional deve dizer como pode contribuir para atingir o objetivo. Assim, serão elaboradas as estratégias, currículo de disciplinas e determinado como serão feitos os acompanhamentos periódicos.
Como deve ser o projeto político pedagógico?
O projeto político pedagógico deve promover uma tomada de consciência quanto aos problemas escolares e possíveis soluções. Tem como principais objetivos o desenvolvimento da cidadania e construção da identidade da escola e por isso, elabora estratégias para atingir esse fim. A eficácia, entretanto, depende do coletivo. Os profissionais da instituição, para que construam na proposta, devem ser qualificados, receber salários dignos e realizar atividades extracurriculares.
Entenda como deve ser elaborado o PPP:
Identificação da escola
O projeto pedagógico escolar deve ter um cabeçalho, que contém a identificação completa da escola. Ou seja, além do nome, deve constar a entidade mantenedora, CNPJ, localização, nomes da equipe responsável (como diretor e coordenador pedagógico).
Princípios da instituição
No documento, também deve ser descrito como a instituição acredita ser correto o trabalho com a educação e como pretende formar um aluno. Para justificar, pode ser contada a história da escola e como considerou tais aspectos importantes com o passar dos anos.
Contexualização
Para contextualizar, vale contar qual é o tipo de aluno atendido pela escola, de acordo com estatísticas socioeconômicas. Órgãos públicos costumam disponibilizar esse tipo de informação. Para isso, basta observar o bairro onde a instituição está localizada. Além disso, é preciso contar como está sendo o ensino, apresentando dados internos, como taxas de reprovação e médias de notas.
Apresentação da escola
Nesta parte, será preciso descrever recursos que a instituição disponibiliza, levando em conta tecnologias, espaço físico e quadro de funcionários. As diretrizes pedagógicas também devem ser mencionadas e, portanto, devem ser especificados os conteúdos abordados e a metodologia de ensino.
Plano de ação do projeto político pedagógico
No fim do documento, devem ser descritas uma série de propostas para melhorar a qualidade do ensino. Devem ser colocados prazos, responsáveis por cada estratégia e os tipos de recursos necessários. Vale lembrar que é preciso estabelecer metas mensuráveis e realistas.
Qual é o próximo passo?
Com o projeto político pedagógico definido, todos precisam tomar conhecimento do que foi decidido. Sendo assim, o documento precisa ser distribuído para o corpo docente e precisa estar disponível para qualquer pessoa que queira acessá-lo.
Outro ponto importante é a reunião pedagógica. Esta deve ser realizada regularmente para que o corpo docente discutam o andamento das metas propostas e estratégias descritas no PPP.