A Teoria de Vygostky prega que a aprendizagem aconteça por conta de um elo intermediário entre o ser humano e o ambiente. Este é um dos temas mais pedidos em concursos para professores, porque contribui para que os profissionais tenham uma visão integrada quanto aos conhecimentos. Portanto, se você quer fazer carreira na pedagogia, deve estudar muito sobre quem foi Vygostky e o que pensava. Para te ajudar, preparamos um resumo completo com tudo que você precisa saber. Leia o texto até o final e garanta que estará preparado para prestar a prova.
Quem foi Vygostky?
Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, na Rússia. Era psicólogo, possuía amplos conhecimentos em filosofia, literatura e história, além de ter formação em Direito. Foi professor e pesquisador no campo de Defectologia, Artes, Literatura e Psicologia.
Ele faleceu aos 37 anos de tuberculose, mas contribuiu com intensa produção de conferências, textos e pesquisas sobre diversas áreas da educação, principalmente envolvendo crianças portadoras de deficiências visuais e auditivas.
O que diz a Teoria de Vygostky?
A Teoria de Vygostky acredita que o homem só se desenvolve, caso tenha convívio com outras pessoas. De acordo com o autor, a partir dessas experiências os conhecimentos serão adquiridos e haverá um amadurecimento mental. Todo o conhecimento é intermediado, porque é construído em parceria com outras pessoas, os chamados “mediadores”.
A aprendizagem está relacionada com desenvolvimento desde os primeiros dias de vida, porque no nascimento, uma pessoa só possui funções psíquicas elementares. Todo o progresso que é feito acontece por conta da aprendizagem cultural e desenvolvimento das funções psíquicas superiores, que necessitam da interiorização mediada pela cultura juntamente com seus valores e significados.
O processo de aquisição de conhecimento sempre vai envolver alguém que aprende e alguém que ensina. Trazendo para o ambiente escolar, pode-se dizer que o professor e os colegas são os principais mediadores e que o principal instrumento de intermediação de conhecimento, portanto, é a linguagem.
A Teoria de Vigotsky é Socioconstrutivismo ou de Sociointeracionismo e foi criada para justificar a importância das questões culturais e afetivas na educação.
Conceitos importantes da Teoria de Piaget
» Mediação: o conhecimento só pode ser adquirido quando tem alguém que quer aprender e alguém que quer ensinar. Sendo assim, a aprendizagem só ocorre com a interação de vários interlocutores;
» Linguagem: torna a mediação muito mais fácil;
» Cultura: permite construir as impressões do mundo real.
Qual é o papel do professor segundo a Teoria de Vygostky?
O aluno é um agente ativo no processo de aprendizagem, porém, de acordo com a Teoria de Vygostky, cabe ao professor conduzi-lo e fornecer as ferramentas necessárias para ajudar no desenvolvimento cognitivo. Isso não quer dizer que o profissional não deve deixar a criança errar, pois deve. Afinal, o erro faz parte do processo.
Estruturas mentais
Um professor só poderá educar com assertividade, caso entenda as estruturas mentais e seus mecanismos. Na teoria de Vygotsky, a escola é vista como local de intervenção pedagógica e processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com o psicólogo, a aprendizagem de um ser humano acontece por mediação, convivência e partilha. Mas, para compreender com exatidão isso, é preciso ter conhecimento sobre a zona de desenvolvimento proximal (ZDP). A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e o potencial de aprendizagem. É possível identificar através de sinais de desenvolvimento de competências com ajuda de adultos. Esse potencial é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto.
Para Vygostky, o aprendizado e o desenvolvimento se complementam e é preciso que a escola tenha conhecimento do que uma criança consegue aprender sozinha e o que não consegue para que crie um ensino melhor.
Mediação da aprendizagem
A mediação da aprendizagem é importante, porque ajuda o professor a entender o que a criança consegue fazer sozinha, o que ela está perto de conseguir e o que não vai conseguir. Isso deve ser analisado individualmente em cada aluno e então, determinar uma estratégia de respeito e crescimento para ensinar.
Aprenda mais sobre a Teoria de Vygostky
A Teoria de Vygostky é muito ampla e com muitos detalhes. Se você quiser passar em um concurso para professores, não pode deixar de fazer um curso online para se preparar.
Para isso, você pode contar com a Pedagogia Master. Somos uma plataforma de cursos EAD, que tem como objetivo a preparação do profissional para passar em provas de concursos públicos com tranquilidade. Um dos temas de nossos cursos é sobre a Teoria de Vygostky.
Os conteúdos abordados são multidisciplinares e oferecemos suporte total de dúvidas, além de materiais complementares e fórum de discussões. Você pode aprender de maneira rápida, confortável, sem sair de casa e pagando o melhor preço do mercado.
Veja agora todos os cursos disponíveis e matricule-se.